quarta-feira, 4 de maio de 2011

Educadores discutem bullying

As Andorinhas estiveram presentes no I Simpósio Brasileiro sobre Bullying, promovido ontem, 3 de maio, pelo Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo). O evento reuniu profissionais de diversos setores para discutir o tão falado assunto. Os cerca de 600 educadores que marcaram presença assistiram palestras da pedagoga Cléo Fante, autora de vários livros sobre o tema; os promotores de Justiça Mário Augusto Neto e Thales Cezar de Oliveira, idealizadores do projeto de lei que criminaliza o bullying; o pediatra Lauro Monteiro, fundador da ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência) e do site Observatório da Infância; entre outros.
Os palestrantes levantaram assuntos importantes envolvendo o problema. Por exemplo, o lado que envolve a justiça, como a criminalização do bullying e os projetos de lei que criam projetos de prevenção. Atualmente, há 4 em tramitação: três pelo Senado Federal e uma pela Câmara dos Deputados. A maioria dos palestrantes é contra leis que prevêem a punição. Segundo eles, as palavras-chave são EDUCAR e PREVENIR.
Outro ponto destacado foi o cyberbullying, que vem aumentando devido a expansão do uso da internet pelas crianças. A advogada Juliana Abrusio, especialista na área de Tecnologia da Informação, alertou que não só os pais devem ficar atentos aos acessos dos filhos, mas a escola também.
Aliás, para o pediatra Lauro Monteiro, é dever do estabelecimento de ensino combater o bullying. Ele indicou um filme que aborda o assunto: "Em um mundo melhor". Confira o trailler: .
É possível verificar que a sociedade busca discutir cada vez mais o problema do bullying. Porém, é necessário notar que a discussão demorou para acontecer. Vamos ver de que forma os debates e as questões levantadas poderão dar um fim ao sofrimento de tantas crianças e adolescentes.

2 comentários:

  1. Foi uma experiência muito boa para o nosso trabalho. Parabéns pelo post! :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, meninas!
    Ótima cobertura.

    Alex de Souza

    ResponderExcluir

Colabore conosco,deixe aqui sua marca!