quinta-feira, 19 de maio de 2011

Disk-Adolescente esclarece dúvidas sobre saúde – e bullying também

Um recente levantamento realizado pela Secretaria de Saúde sobre as ligações efetuadas para o Disque-Adolescente demonstrou que o bullying é uma preocupação crescente entre as crianças e adolescentes com idade entre 10 e 20 anos. Entre janeiro de 2008 e dezembro de 2010 o serviço recebeu 1,7 mil telefonemas. Desse número, 20% eram sobre dificuldades de relacionamento na escola.
“O bullying, principalmente no ambiente escolar, é extremamente prejudicial para o desenvolvimento dos adolescentes, podendo inclusive criar traumas e problemas psicológicos graves que necessitem de acompanhamento médico”, diz Albertina Duarte, coordenadora do Programa Saúde do Adolescente da Secretaria.
Ela explica também que durante as conversas com os profissionais que atendem as ligacoes, “o tema bullying apareceu por muitas vezes como dúvida secundária, o que é uma clara demonstração de que este é um problema sério, que incomodam muito os jovens”. Albertina conta que muitas vezes a criança ou o adolescente liga diversas vezes para conversar com os atendentes sobre suas dúvidas e problemas relacionados ao bullying. Nesses casos, a equipe sempre convida o jovem a participar das reuniões promovidas pela Casa do Adolescente. Além disso, eles incentivam a criança ou o adolescente a contar para alguém de sua confiança – pode ser o pai, tio, primo, avô – o que está acontecendo. E convidam ambos a participarem dos encontros. “Muitas vezes os pais ou responsáveis nem sabem que o filho está passando por esse problema”, conta.
Se você quiser saber não só sobre bullying, mas em relação a qualquer dúvida sobre sua saúde, entre em contato com o Disque Adolescente pelo telefone (11) 3819-2022. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 11 às 14 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore conosco,deixe aqui sua marca!