quarta-feira, 20 de abril de 2011

Punir é a solução?

É fato que o bullying vem sendo notado já há algum tempo. Mas, as discussões necessárias para combater o problema – pelo menos no Brasil – estão longe de serem eficazes. Somente após a tragédia que aconteceu em uma escola de Realengo, no Rio de Janeiro, as autoridades parecem que “acordaram” e resolveram trazer o assunto de verdade para a pauta das câmaras e do Congresso. Agora, querem tornar o bullying um crime. Mas, cá entre nós, ele já não é um crime? Intimidar, ameaçar, agredir, perseguir, humilhar - a própria definição da palavra, repetida exaustivamente pelos meios de comunicação, aponta várias infrações à Constituição. Ou ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Portanto, já fere os Direitos Humanos.

A questão é: será que a punição por si só adianta? Após muita pesquisa sobre o assunto, acredito que a educação e a prevenção são os melhores métodos. Afinal, de que adianta punir se não ensinar que fazer aquilo é errado? Mesmo porque, de que forma punir crianças e adolescentes, que são menores de idade? Afinal, o bullying é mais incidente em crianças mais novas...

E você, o que pensa? Punir é a solução?

Confira abaixo a edição de ontem do programa Entre Aspas, da Globo News, que trouxe dois especialistas para discutir a criminalização do bullying:



2 comentários:

Colabore conosco,deixe aqui sua marca!